Sobre o Blog

Esse blog tem por finalidade divulgar e valorizar as mais variadas e ricas formas de expressões artísticas, como artes visuais, cinema, dança, música, literatura, e sobretudo, teatro.

domingo, 16 de setembro de 2012

Teatro Crítica: "Em nome do jogo"

Teatro Crítica - "Em nome do jogo": Montagem imperdível para peça de Anthony Shaffer
      
"Sleuth" é o título original da brilhantíssima peça teatral de Anthony Shaffer, que no Brasil ganhou o nome de "Em nome do jogo". Trata-se de uma trama policial, recheada de suspense, cuja ação dramática construída inteligentemente desenvolve-se da forma mais elaborada no jogo de "caça e caçador" ou "cão e gato" entre as duas personagens, aparentemente de personalidades opostas, porém cheias das mesmas singularidades.

Anthony Shaffer construiu uma peça marcada pela dinâmica o tempo inteiro expondo suas habilidades de dramaturgo de forma excepcional e fascinante. As situações vividas pelas personagens sofrem variadas alterações, para desencadear a confrontação entre os mesmos de maneira hipnotizante, deixando o espectador atento a todo momento. As dualidades presentes nas personagens é muitíssimo bem elaborada e destacada na dose exata de humor e, sobretudo, suspense. Raramente, vemos nos palcos cariocas, ou de todo Brasil, peças policiais; portanto, só isso que pode ter sabor de novidade já torna válida a ida ao teatro. Mas, a encenação de "Em nome do jogo" é repleta de qualidades inquestionáveis, tornando a peça atraente e irresistível pelo conjunto.

                                       Duelo de interpretações

A direção surpreende por ser de um jovem de apenas 29 anos de idade chamado Gustavo Paso, pela segurança e competência. Seu trabalho é notório na exposição da cena como no rendimento do elenco, e tanto quanto nos momentos de comédia quanto nos momentos de drama presentes nessa trama policial. Merece aplausos.

O cenário (Ana Paula Cardoso e Carla Beri) é inventivo e deslumbrante. O ambiente é apropriado a todas as ações decorrentes e solta aos olhos do espectador pela beleza e funcionalidade. As duas cenógrafas realizam um trabalho impecável. Uma tela de vidro expõe o exterior da casa. É algo para ser apreciado. Enquanto uma escada para a entrada no imóvel e saída do imóvel dinamiza a ação dramática, tornando-a mais expressiva cenicamente. Uma estante de livros transforma-se num guarda-roupa num verdadeiro acerto de funcionalidade. As cores em tons sóbrios marcam a personalidade do dono da casa, um escritor de romances policiais, que se julga superior a todos e tudo e não admite perder de forma alguma. O cenário apresenta tanto a realidade da vida pessoal quanto da vida ficcional do escritor de romances policiais dono dacasa. O figurino (Teca Fichinski) é muito bom. O uso de adereços na construção do vestuário dos dois atores (personagens) são apropriados e característicos à ação proposta e/ou pressuposta. A iluminação (Paulo César Medeiro, sempre competente), desculpe-me pelo termo, joga luz sobre o que já é iluminado por si só. A trilha sonora (Caíque Botikay, sempre ótimo), dá densidade quando a cena pede e funciona apropriadamente como um todo.

As atuações formam um espetáculo à parte. Marcos Caruso, soberbo, e Erom Cordeiro (que entrou no lugar de Emilio de Melo estão indescritíveis. São duas atuações de grande categoria. Só a entrada de Marcos Caruso em cena no ínicio de tudo é altamente atraente. E a presença de Erom Cordeiro é cheia de variedade e vitalidade. Mas, variedade e vitalidade, também, não faltam a Marcos Caruso, que constroi sua personagem nos mínimos detalhes, atingindo uma tremenda precisão tanto na dramaticidade quanto na comicidade irônica.


Enfim, texto inteligente e fluentíssimo, direção notabilíssima e atuações de grande categoria fazem de "Em nome do jogo" fortíssima candidata a melhor montagem teatral de 2012. É quando o teatro transcende o palco e atinge a mente (inteligência) e a alma (sensibilidade) do espectador.  

                                                                                              (Reinaldo Lace, em 26/08/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário