Sobre o Blog

Esse blog tem por finalidade divulgar e valorizar as mais variadas e ricas formas de expressões artísticas, como artes visuais, cinema, dança, música, literatura, e sobretudo, teatro.

domingo, 16 de setembro de 2012

Teatro Crítica: "6 aulas de dança em seis semanas"


  
Teatro Crítica - "6 aulas de dança em seis semanas": Os ótimos Suely Franco e Tuca Andrada cativam e encantam; divertem e emocionam em peça teatral envolvente demais e de imediata empatia e comunicação com a plateia



                                       Sem afeto, a vida é insuportável

Quem for ao bonito e sofisticado Teatro Maison de France na cidade do Rio de Janeiro, para ver "6 aulas de dança em seis semanas", sairá com a alma repleta de emoção e alegria, além de satisfação. Assistir à montagem de "6 aulas de dança em seis semanas" é puro prazer. Do começo até o fim a peça entretém de forma divertida, sem ofender a inteligência do espectador, que se identifica logo com o que vê e ouve, e é conquistado pelas personagens de Suely Franco e Tuca Andrada. "6 aulas de dança em seis semanas" serve para nos lembrar que "a vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida", como disse Vinicius de Moraes. Num mundo cada vez maias acelerado pelos avanços tecnológicos, as relações afetivas cada vez mas se dissecam e ser afetuoso e atencioso virou sinônimo de carente em busca de presença. Mas sabemos que presença só não basta. Que a presença seja companhia, pois a solidão é um campo demasiado vasto e doloroso para ser percorrido sozinho. O outro (Michel, personagem de Tuca Andrada), pode não tirar Lily (personagem de Suely Franco) da solidão, pois ninguém tira ninguém da solidão, senão você mesmo, porque ela é fator interno e não externo. Mas o outro pode fazer a caminhada ao seu lado, como companhia, e mais do que presença pura e simplesmente, diminuindo o sofrimento de quem tem solidão.

Sem a coragem de assumir sua solidão, Lily vive num mundo de invenções e na busca por companhia contrata um professor particular de dança. Este, cheio de disposição para viver, logo entra em choque com a senhora solitária, que o trata hostilmente no começo. Até que a cada passo se swing, tango valsa e outros ritmos musicais, os ritmos e os compassos dos seus corações se aproximam. Vem as trocas de confidências e surge entre os dois o sentimento indispensável a uma vida humana saudável: a amizade. E Lily e Michel, apesar da diferença de idade, sofreram perdas dolorosas e significativas em suas vidas. Ao partilharem essas dores, descobrem que tem mais em comum do que em incomum. "6 aulas de dança em seis semanas" esta aí para nos falar da necessidade e da urgência do afeto neste mundo onde tudo é vazio, transitório e descartável. E a desculpa é sempre a mesma: ocupações. A busca pelo melhor emprego gerando a acirrada competitividade, o mundo diante do computador esfriando as relações humanas e tornando o contato físico distante e raro; e sentimentos, como carinho, compaixão e solidariedade foras de moda. 

Tudo isso, os encontros entre as duas personagens, acontece sem pieguices. É onde a direção de Ernesto Piccolo se torna notabilíssima, evitando que tudo resvale no mais alto dramalhão. Ernesto Piccolo realiza aqui um de seus melhores trabalhos, como diretor teatral. Claro, que o fato de ter dois atores de gerações distintas, porém competentes, muito lhe favoreceu.
                                 Suely Franco e Tuca Andrada: perfeita sintonia

O cenário (Vera Hamburger) é bonito demais. Em tons brancos, com um mar ao fundo visto pela janela de vidro do apartamento de Lily é de rara beleza. Dos mais bonitos já vistos. O figurino (Claudio Tovar, sempre competente) é acertadíssimo tanto para Lily quanto para Michel. Aa cada mudança de ritmo pra as seis aulas de dança em seis semanas, o figurino varia. A iluminação (Wagner Freire) dá o tom exato e a coreografia de Carlinhos de Jesus é marcada pela simplicidade e passos tradicionais e corriqueiros. Porque, na verdade, as seis aulas de dança em seis semanas servem para tirar Lily da solidão, não, exatamente, para ensiná-la a dançar.

Os ótimos Suely Franco, ela no auge de seus 55 anos de carreira, e Tuca Andrada cativam e encantam; divertem e emocionam, num espetáculo altamente recomendável, sobretudo, aos que ainda acreditam no amor.

                                                                                                    (Reinaldo Lace, em 15/09/2012)

Um comentário:

  1. Amo ler suas críticas, Reinaldo Lace. Estou ansiosa para me deliciar com Seis aulas de dança em seis semanas. Bjs

    ResponderExcluir