Sobre o Blog

Esse blog tem por finalidade divulgar e valorizar as mais variadas e ricas formas de expressões artísticas, como artes visuais, cinema, dança, música, literatura, e sobretudo, teatro.

domingo, 19 de junho de 2011

Para ver e se emocionar


A peça "Bent", sucesso de público e crítica durante sua primeira temporada em 2005, parte para mais um voo. Desta vez, no Teatro das Artes. A excelente montagem de Luiz Furlaneto sustenta-se naquilo que uma peça teatral deve ter de melhor, o texto, seguido de boas atuações. A história da perseguição nazista ao judeus e homessexuais conquista o público por sua forte carga dramática, emoção e realismo. Imperdível!



ELENCO JOVEM SE ENTREGA A TRABALHO SÉRIO E BOM


Barbara Heliodora
O Globo - 07/12/2005


" 'Bent' é um dos incontáveis termos usados na língua inglesa para homossexual, e o nome internacionalmente consagrado do excelente texto do americano Martin Sherman. Em uma ação compacta e pungente, Sherman usa o preconceito contra o homossexualismo, os judeus e outras minorias para retratar o horror de um país fanatizado como ficou a Alemanha de Hitler. É necessário lembrar que a ação se passa bem antes do início da Segunda Grande Guerra, em 1939, e mostra a que extremos de ódio e crueldade o nazismo chegara mesmo logo nos primeiros anos de sua conquista do poder. 'Bent' é um quadro bem mais amplo do que o da história específica que conta: a peça mostra que a perseguição aos homossexuais é, por revoltante e mesquinha que seja, apenas um aspecto da perda geral de valores humanos, de um embrutecimento físico e moral manifesto na humilhação do ser humano individual, que acaba por desaguar nos fornos crematórios, nas 'experiências' de Mengele, e tantos outros exemplos da crueldade do homem para com o homem.

O texto de Sherman, passados quase 30 anos de sua criação, permanece forte e vivo de conteúdo e forma, equilibrando de modo exemplar a força emocional em jogo com uma gélida exposição da realidade que a cerca. O espetáculo em cartaz no limitado espaço do Teatro Café Pequeno obriga a uma montagem despojada, que por isso mesmo deixa ainda mais claro o quanto o autor escreve para o básico do teatro, ou seja, ator e texto. O que não significa que falte teatralidade à obra.

Local: Teatro das Artes (Shopping da Gávea, 52, Gávea. Tel.: 2540-6004)
Dias e horários: Segunda e terça, às 21h.
Ingresso: R$ 40, 00 (inteira) e R$ 20, 00 (meia)
Até: 30/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário