Os Melhores do Teatro em 2012
. EM NOME DO JOGO - Texto inteligentíssimo e fluentíssimo, direção notabilíssima de Gustavo Paso e atuações de grande categoria de Marcos Caruso e Erom Cordeiro (que entrou no lugar de Emílio de Melo), fizeram da peça de Anthony Shafer, a melhor montagem teatral de 2012. É quando o teatro transcende o palco e atinge mente e alma do espectador. No Teatro Maison de France.
2. 6 AULAS DE DANÇA EM SEIS SEMANAS - Os ótimos atores Suely Franco, no auge de seus 55 anos de carreira, e Tuca Andrada, cativaram e encantaram; divertiram e emocionaram numa comédia-musical de grande empatia e imediata capacidade de comunicação com a plateia. Espetáculo altamente recomendável, para os que acreditam no amor e na amizade, como os bens mais preciosos da vida. No Teatro Maison de France.
3. SENHORA DOS AFOGADOS - A trama mais complexa de Nelson Rodrigues pelas várias misturas de temas polêmicos, como assassinato, suicídio, incesto, prostituição e misticismo, ganhou, e muito, ao ser transformada em musical, com composições de Chico Buarque, Djavan e outros. O Núcleo Experimental de São Paulo fez jus ao nome e proporcionou ao público carioca uma experiência marcante e experimental. No Teatro Glauce Rocha.
4. QUASE NORMAL - Vencedor dos renomadíssimos Prêmios Tony e Pulitzer, o brilhante musical encantou o Rio de Janeiro, com tradução e direção fluentíssimas de Tadeu Aguiar em sua quarta parceria, com Eduardo Bark. O elenco todo esteve ótimo; mas é forçoso reconhecer que Vanessa Gerbelli dominou a cena. Se em outro musical "Emilinha e Marlene -As Rainhas do Rádio" (2010), Vanessa arrebatou pela delicadeza, como Emilinha Borba, em "Quase normal", a talentosa atriz arrebatou tanto pela delicadeza quanto pela força, como a mãe bipolar de uma família desestruturada psicologicamente. No Teatro Clara Nunes.
5. A MARCA DA ÁGUA- Marcada por uma invejável qualidade artística, a encenação, apesar de simples, era altamente fascinante e muito funcional. Excelente o trabalho de visagismo de Renato e Rico Vilarouca, assim como a atuação de Patrícia Selonk, uma atriz notável, que ofereceu ao público mais um trabalho digno e exemplar, como uma mulher marcada por lembranças dolorosas do passado em virtude de uma hidrocefalia. Na Fundição Progresso.
6. O DESAPARECIMENTO DO ELEFANTE - Uma mistura de humor pitoresco e paródia, caracterizada pela originalidade e fluência. Um trabalho de qualidade inegável, cujos méritos maiores pertencem à dupla de diretoras Monique Gardenberg e Michelle Matalon, que souberam proporcionar ao público uma montagem teatral, com fortes traços cinematográficos, tornando tudo ainda mais atraente. Na Sala 1 do Teatro Fashion Mall.
7. A ARTE E A MANEIRA DE ABORDAR SEU CHEFE PARA PEDIR AUMENTO - Adaptado da obra do dramaturgo francês Georges Perec, a peça serviu como um prato cheio para Marco Nanini mais uma vez expor seu talento imensurável e dá seu habitual show, numa atuação ao mesmo tempo contida e explosiva. Destaque, também, para o texto, que serve como uma crítica sócio-econômica e ao sistema de trabalho existente, além das projeções de Batman Zavareze, e claro, da direção precisa de Guel Arraes. No Centro Cultural Correios.
8. FREUD - A ÚLTIMA SESSÃO - A peça , que discute de maneira interessante a existência ou não de Deus por meio de um embate instigante entre psicanálise e religião, serviu para valorizar a inteligência e a capacidade de reflexão do espectador, provando que o teatro não deve ser somente a arte de divertir, mas também, ou sobretudo, a de fazer pensar. Texto inteligente, marcado por doses de ironia e sarcasmo, direção acertada de Ticiana Studart e interpretações irrepreensíveis de Hélio Ribeiro (Freud) e Leonardo Netto (Lewis). No Centro Cultural Correios.
9. ESTA CRIANÇA - A Companhia Brasileira de Teatro , hoje, uma de nossas melhores, uniu-se a uma de nossas melhores atrizes, Renata Sorrah, e nos apresentou o texto inédito de Joël Pomerat dividido em dez cenas curtas, com histórias complexas sobre a relação entre pais e filhos. Na montagem excepcional, para o texto de um dos dramaturgos franceses mais respeitados da atualidade, além de Renata, brilhou Edson Rocha, Giovana Soar e Ranieri Gonzalez, sob a precisa direção de Marcio Abreu.
10. ALLÔ DOLLY - É na soma das qualidades de todos os seus elementos: texto, direção, atuações, cenários, figurinos e outros, que resulta o sucesso de um espetáculo. E este é o caso do musical vindo da Brodway, com versão brasileira de Miguel Falabella, e protagonizado por Marília Pêra.
MELHOR PEÇA: "EM NOME DO JOGO" (Antony Shafer)
MELHOR DIRETOR: GUSTAVO PASO ("Em nome do jogo)
MELHOR ATOR: GUSTAVO RODRIGUES ("Billdog")
MELHOR ATRIZ: SUELY FRANCO "(6 aulas de dança em seis semanas")
MELHOR ATOR COADJUVANTE: LÚCIO MAURO FILHO ("O Mágico de OZ)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: MARIA CLARA GUEIROS ("O Mágico de OZ")
MELHOR CENÁRIO: O MÁGICO DE OZ (RogéRio Falcão)
MELHOR FIGURINO: ALLÔ DOLLY (Fause Haten)
MELHOR ILUMINAÇÃO: O MÁGICO DE OZ (Paulo César Medeiros)
MELHOR TRILHA SONORA: A MARCA DA ÁGUA (Ricco Viana)
PRÊMIO ESPECIAL: FUNARTE (Fundação Nacional de Artes) pelo projeto em comemoração ao centenário de Nelson Rodrigues, "A GOSTO DE NELSON", nos Teatros Glauce Rocha e Dulcina.
(Reinaldo Lace, em 31/12/2012)
Salve Reinaldo!
ResponderExcluirEu e minha esposa, a atriz Regina Del Rey fomos apresentados ontem na Cidade das Artes durante o evento Rock in Rio - O Musical, por nossa amiga, a tb atriz Sandra Meyer. Gostariamos de agradecê-lo pela oportunidade, pelo carinho e atenção à nós dedicados! Forte abraço, Theo G Fox (Ator, Rede Globo de Televisão)