Sobre o Blog

Esse blog tem por finalidade divulgar e valorizar as mais variadas e ricas formas de expressões artísticas, como artes visuais, cinema, dança, música, literatura, e sobretudo, teatro.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


Teatro Crítica - Galanga, Chico Rei!: Atores mineiros apresentam na cidade maravilhosa envolvente espetáculo sobre a trajetória do rei africano que se tornou escravo no Brasil

Simplicidade é o segredo da grandeza do espetáculo

Uma parte pouco conhecida da História do Brasil está sendo apresentada no Teatro do Jockey em espetáculo que todos nós devemos ver. O texto escrito por Paulo César Pinheiro é resultado de uma pesquisa sobre Chico Rei, que vindo da África onde possuía a majestade, torna-se escravo no Brasil, até se aforriar e aforriar outros muitos escravos, adquirindo ares de líder.

A encenação apaixonada e apaixonante resgata a tradição dos contadores de histórias, mistutrando realidade e ficção, com músicas inéditas de Paulo César Pinheiro, compostas especialmente para a montagem.

Um conjunto harmonioso

"Galanga, Chico Rei!" tem direção e cenografia de João das Neves. A direção de João das Neves prima pela valorização do todo e cria uma atmosfera de genuíno encantamento. É uma das qualidades do diretor a sua capacidade de organicidade. "Galanga, Chico Rei!" não poderia estar em melhores mãos, tamanha a identificação do profissional com o gênero musical no intuito de contar parte de nossa história. A cenografia é composta por estandartes com imagens de santos populares, e ao fundo, um belo altar, que marca uma das caractrísticas do nosso povo, o sincretismo religioso. Os instrumentos musicais colaboram muitíssimo para a beleza e funcionalidade do cenário, completando o quadro com singeleza e autenticidade. Os figurinos (Rodrigo Cohen) são apropriadíssimos, e a luz (Paulo César Medeiros) é acertadíssima. Um dos pontos altos da montagem é a direção musical de Titane, que se mostra enxuta e transfere o espectador para o ambiente e o insere no clima.

Qual a melhor interpretação de "Galanga, Chico Rei!"? É sem dúvida, a do conjunto. Alysson Salvador, Bia Nogueira, Denilson Tourinho, Evandro Passos, Everton Coroná, Felipe Gomes, Kátia Arcelle, Lucas Costa, Maíra Baldaia, Mauricio Tizumba, Rodrigo Jerônimo e Wellison Pimenta formam uma unidade perfeitamente elaborada e inteiramente ativa, que coopera notadamente para o resultado final, o de um dos mais simples, porém, mais dignos espetáculos teatrais que o Rio de Janeiro tem visto em bastante tempo.

(Reinaldo Lace, em 05/12/2011)

Local: Teatro do Jockey

Dias: de sexta a domingo

Horário: 21h.

Ingresso: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia)

Até: 18/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário