Sobre o Blog

Esse blog tem por finalidade divulgar e valorizar as mais variadas e ricas formas de expressões artísticas, como artes visuais, cinema, dança, música, literatura, e sobretudo, teatro.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

OS MELHORES DA LITERATURA 2009


"CLARICE", de Benjamin Moser (Cosac Nayfy). O escritor americano Benjamin Moser é um apaixonado pela obra de Clarice Lispector. Nada díficil de entender. Durante cinco anos realizou uma pesquisa apuradíssima para escrever a biografia de Clarice e foi o responsável pela retomada do interesse pela obra da autora no exterior. Nos Estados Unidos, por exemplo, o livro foi tão bem aceito pela crítica quanto pelo público. Apesar de não trazer grandes revelações sobre a grande escritora, nascida na Ucrânia, e que chegou ao Brasil aos 2 anos de idade; ele escreveu aquele que foi o melhor livro de 2009. Simplesmente, por se basear naquilo que Clarice tem de melhor, o mistério de sua alma e de suas palavras.

"EUCLIDES DA CUNHA": A primeira vez que li Euclides da Cunha, tinha 17 anos de idade. O livro em questão foi "Os sertões", sua obra máxima. Naquele mesmo ano, assisti ao filme "Guerra de Canudos", de Sérgio Rezende, baseado no livro. Apesar das qualidades da fita, o livro é infinitamente superior, por revelar todo talento romancista e jornalístico do autor. Por "Os sertões", uma das obras mais notáveis da literatura nacional, que Euclides da Cunha merecia ser tão festejado pelo seu centenário no ano passado quanto Machado de Assis, em 2008.

"O SEMINARISTA" , de Rubem Fonseca (Agir): Rubem Fonseca, que completa 85 anos de idade , em 2010, e promete dois romences inéditos para este ano; é um dos melhores escritores brasileiros vivos e em atividade. E seu mais recente livro afirma de forma brilhante o talento extraordinário do autor de "Lucia McCartney" e da obra-prima "Agosto".

"LEITE DERRAMADO" , de Chico Buarque (Companhia das Letras): É o quarto romance de Chico Buarque, onde o melhor letrista da MPB prova pelo amadurecimento que também é bom escritor.

"MARIA DELLA COSTA - UMA EMPRESA E SEUS SEGREDOS" , de Tania Brandão (Perspectiva): Tania Brandão é pesquisadora do teatro brasileiro e professora daUNIRIO. Quando resolveu pesquisar o trabalho de Maria Della Costa, surpreendeu-se com a ousadia e a dedicação que ela tinha pelo teatro. O livro é um prato cheio para estudantes de teatro, pois retrata de forma competente e bonita a tajetória de uma das mais importantes atrizes do nosso teatro, que há dez anos abandonou a carreira e vive em Paraty, onde administra uma pousada, que é dona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário