Sobre o Blog

Esse blog tem por finalidade divulgar e valorizar as mais variadas e ricas formas de expressões artísticas, como artes visuais, cinema, dança, música, literatura, e sobretudo, teatro.

sábado, 31 de julho de 2010

Teatro Crítica: Simplesmente eu, Clarice Lispector

Beth Goulart joga luz sobre a obra de Clarice Lispector num dos melhores espetáculos teatrais da última década.

Simplesmente, Beth Goulart

Não é de hoje que a obra intensa de Clarice Lispector ganha os palcos. Atrizes de diferentes gerações, como as excelentes Aracy Balabanian e Mariana Lima já deram vida à grande escritora nascida na Ucrânia; porém, radicada no Brasil, desde os 2 anos de idade. A atriz Beth Goulart, (também autora e diretora da peça) realizou um trabalho de pesquisa de dar inveja, que reuniu não só a obra da escritora quanto sua biografia e depoimentos de pessoas, que tiveram o privilégio de conviver com Clarice. O resultado: um dos melhores espetáculos teatrais da última década.

A escolha e a apropriação dos textos foram extremamente apuradas para ilustrar a personalidade de Clarice e sua verve literária. Um trabalho admirável, como a obra de Clarice Lispector.

Beth Goulart: luz e brilho próprios no palco

A encenação é primorosa. A cenografia (Ronald Teixeira) é de extraordinária beleza. Num dos cantos do palco, um simples e bonito assento se destaca na composição de todas as cenas, com o lindo acompanhamento de cortinas bem delineadas nas laterais e no fundo do palco. O figurino (Beth Filipeck) é muitíssimo elegante e de raro bom gosto. A iluminação (Maneco Quinderé) solta aos olhos. Além de completamente funcional, torna tudo ainda mais bonito.

O trabalho de direção de Beth Goulart tem supervisão de Amir Haddad, mas o mérito é todo dela no processo criativo, formando um todo cheio de magnetismo.

A atuação de Beth Goulart está acima de qualquer elogio. Com gestual elaborado por Márcia Rubim, sua composição de Clarice Lispector é magistral. No exato momento em que surge em cena, mesmo de costas para a plateia, Beth Goulart numa postura elegante e ereta, estabelece o difícil jogo cênico e ganha imediatamente o espectador. Sua performance revela a maturidade de uma atriz prontíssima para voos ainda mais altos.

Simplesmente eu, Clarice Lispector é um dos melhores espetáculos teatrais da última década, com uma interpretação de altíssimo nivel , que hipnotiza e enche o espectador de emoção.

(Reinaldo Lace, em 12/12/2009).

Local: Teatro Sesi

Dias: Terça e quarta

Horário: 19h30m.

Preço: R$40,00(inteira) e R$ 20,00 (meia).

Até: 18/05/2010.

Um comentário:

  1. Oi amigo, parabéns, o blog está muito legal...
    beijos,

    Aline Santos Costa.

    ResponderExcluir